NOSSOS SERVIÇOS

Oncologia Cirúrgica
O câncer de cabeça e pescoço (não confundir com o câncer do sistema nervoso central como de cérebro) se desenvolve em quase 65.000 pessoas nos Estados Unidos a cada ano.
Exceto os tumores cutâneos e tireoidianos, acima de 90% dos cânceres cefálicos e cervicais são carcinomas de células escamosas (epidermoides); a maioria remanescente é adenocarcinomas, sarcomas e linfomas.
Os locais mais comuns do câncer cefálico e cervical são Laringe (incluindo a supraglote, glote e subglote), Cavidade bucal (língua, assoalho da boca, palato duro, mucosa bucal e cristas alveolares) e Orofaringe (paredes faríngeas posterior e lateral, base da língua, tonsilas e palato mole)
Os locais menos comuns incluem a nasofaringe, cavidade nasal e seios paranasais, hipofaringe e glândulas salivares.
A incidência dos cânceres cefálicos e cervicais aumenta com a idade, em geral relacionados a tabagismo e etilismo. Embora a maioria dos pacientes tenha 50 a 70 anos de idade, a incidência em pacientes mais jovens está aumentando, relacionada com cânceres (primariamente orofaríngeo) causados pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV).
Câncer de cabeça e pescoço é mais comum em homens do que em mulheres.
As manifestações mais comuns são massa cervical, ulceração dolorosa, lesão visível da mucosa (p. ex., leucoplasia, eritroplasia), rouquidão, dificuldade de engolir e dor.
Tratamento inicial pode ser tanto cirúrgico quanto com radioterapia com ou sem quimioterapia a depender da região do tumor, mas em geral tumores com tratamento cirúrgico necessitam de complementação com radioterapia com ou sem quimioterapia e casos que iniciam tratamento com radioterapia com ou sem quimioterapia podem necessitar de cirurgia de resgate.